O código de barras é um sistema de rastreabilidade utilizado por empresas de todos os setores.
Neste artigo explicaremos exatamente para que servem esses dispositivos, como funcionam e sua utilidade no contexto empresarial.
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ToggleDefinição de um código de barras
O código de barras permite a exibição de dados, legíveis por uma máquina. Esses dados são materializados pelas barras, que são a transcrição gráfica dos números. Este símbolo permite, portanto, a entrada automática de dados cada vez que o artigo digitalizado é lido.
O código é materializado por uma série de 13 dígitos e é denominado Global Trade Item Number (GTIN). Os códigos de barras estão ao nosso redor, em todos os produtos que compramos numa loja: produtos alimentares, roupas, produtos eletrónicos, etc.
As origens do código de barras
Em 1952, a primeira patente relativa a códigos de barras foi depositada por dois americanos: Norman Joseph Woodland e Bernard Silver. Esses dois engenheiros buscavam uma solução para automatizar o cadastro de produtos dos fabricantes. Para isso, os inventores tiveram a ideia de combinar o sistema de som do filme com o código Morse.
Para traduzir essas barras pretas e espaços brancos de informações, o código deve ser escaneado com uma luz. Só 20 anos depois de desenvolvimento tecnológico é que uma tecnologia pôde ser desenvolvida e utilizada.
Foi no início da década de 1970 que a utilidade do código de barras se tornou aparente. Eles foram usados em supermercados para automatizar o trabalho de caixa. Esta é a tarefa que todos conhecemos ainda hoje.
Só para constar, o primeiro produto com código de barras a ser lido no caixa foi um pacote de goma de mascar Wrigley. Isso aconteceu em 1974 em Ohio.
A simplicidade de utilização é o que explica o sucesso do código de barras e a sua sobrevivência ao longo do tempo. Também pode ser explicado pelo seu baixo custo de produção, pela sua universalidade, pela economia de tempo que representa e pela sua confiabilidade.
Qual é a finalidade de um código de barras?
O código GTIN, traduzido em código de barras, é utilizado principalmente para identificar um produto em circulação na economia. Graças a esta codificação única, é possível saber tudo sobre um produto: a sua composição, o seu país de origem, o seu fabricante, etc.
Este não é o único uso do código de barras, que tem conseguido se destacar aos olhos dos varejistas, cumprindo diversas tarefas. Isso o tornou indispensável para uma boa gestão empresarial, em particular.
A identificação é o primeiro passo de um sistema de rastreabilidade, e a identificação automática permite saber tudo sobre um produto e monitorar e gerenciar os fluxos e estoques de uma empresa.
Quais são as vantagens dos códigos de barras?
O código de barras é um padrão na indústria econômica e comercial atual. Isso se deve à série de vantagens que esse tipo de identificação oferece:
Economia de tempo para o consumidor
Quando o código de barras foi introduzido pela primeira vez no setor varejista, ele permitiu que os consumidores passassem menos tempo no caixa, reduzindo as filas. Como resultado, o movimento dos supermercados disparou e os volumes de vendas aumentaram, resultando em preços mais baixos para o consumidor final.
Os supermercados, que oferecem uma grande quantidade de produtos à venda, têm beneficiado da introdução e utilização de códigos de barras. Os pequenos revendedores, que distribuem uma quantidade menor de produtos, não favoreceram inicialmente estes códigos, pois não lhes eram rentáveis a curto prazo. Os supermercados foram particularmente bem sucedidos nesta altura, incentivando os consumidores a irem aos supermercados, poupando-lhes tempo.
Além de mais fluido, o processo de checkout também fica mais confiável, pois o consumidor ganha confiança.
Melhor gestão dos fluxos e stocks de produtos
Seja em pequena ou grande escala, o código de barras é o método mais eficiente e confiável para uma ótima gestão de estoque.
O uso desse método permite o rastreamento de estoque automatizado, altamente preciso e rápido (até mesmo instantâneo). Da mesma forma, ao preparar pedidos e criar os documentos que os acompanham, o código de barras economiza um tempo valioso.
Isso proporciona maior visibilidade dos níveis de estoque, fazendo ajustes quando necessário. Os produtos são organizados e rastreados automaticamente, eliminando erros de entrada manual. Da mesma forma, para novos SKUs, ficou mais fácil gerenciar um fluxo contínuo de novos produtos.
O reabastecimento também é mais rápido e a diversificação da oferta é mais fácil, o que antes era fisicamente impossível.
Rastreabilidade do produto
Para os revendedores que compram os seus produtos a fornecedores diferentes, isto permite-lhes saber quais os produtos que estão a comprar. Além disso, numa altura em que os consumidores geralmente desconfiam dos fabricantes, os códigos de barras podem ajudá-los a controlar o que compram.
A luta contra a fraude
Cada vez que um código de produto passa pelo checkout, ele é registrado direta e automaticamente como um produto vendido. Tal sistema ajuda a evitar possíveis fraudes.
Construção de lealdade
Além de todas as vantagens já citadas, a chegada do código de barras ao comércio levou ao desenvolvimento e popularização dos cartões fidelidade. Estas levaram à introdução da utilização de dados estatísticos que analisam as preferências dos consumidores.
Quais são as desvantagens do código de barras?
Embora o código de barras seja um sistema muito eficiente e benéfico, é tão infalível quanto qualquer outro método de rastreamento de estoque.
Os códigos de barras só podem ser lidos por um leitor de códigos de barras dedicado, o que pode ser um investimento significativo para pequenos revendedores com outras prioridades.
Além disso, o armazenamento de informações ainda é limitado.
Quais são os diferentes tipos de código de barras?
Existem dois tipos de código de barras:
- Códigos de barras unidimensionais (1D);
- Códigos de barras bidimensionais (2D).
Os códigos de barras 1D são afixados diretamente na embalagem do produto. Os códigos de barras 2D são chamados de códigos QR ou Datamatrix.
Como obter um código de barras?
Para gerar seus códigos de barras, você pode usar o GS1 e sua ferramenta CodeOnline.
Como ler e escanear um código de barras?
Os códigos de barras são decifráveis por meio de uma leitura óptica linear por meio de um feixe de laser. Isso significa que um scanner, conhecido como “chuveiro” na linguagem cotidiana, deve ser usado. Isto significa que a identificação é automática e resulta de imediato na consideração do preço do artigo, bem como na gestão informatizada de stocks.
Graças aos números escritos sob o código de barras, certas informações são disponibilizadas sem a leitura de um código, principalmente para o consumidor. Os códigos mais comuns são utilizados em todo o mundo e abrangem quase todos os bens de consumo. Como o nome sugere, o código GTIN 13 é composto por 13 dígitos, que designam:
- Os primeiros 2 ou 3 números referem-se ao país de fabricação do produto. Por exemplo, após uma simples pesquisa no Google, você encontra facilmente o país de origem do produto em questão. Aqui estão alguns deles: 500 a 509 Reino Unido, 000 a 019 EUA, 300 a 379 França, 690 a 699 China, 840 a 849 Espanha,… No entanto, é importante ter em mente que estes números correspondem ao país de origem. qual a empresa é membro do Sistema GS1. Portanto, não é necessariamente indicado o país de produção, mas sim a localização de uma das sedes da empresa;
- Os seguintes dígitos correspondem ao prefixo da empresa atribuído pelo GS1;
- Os dígitos seguintes correspondem à referência (ou parte do código do produto) atribuída pelo titular da marca;
- O último dígito é um dígito de verificação para verificar se o código de barras é válido.
Cada vez mais aplicações para smartphones estão a ser desenvolvidas e disponibilizadas para permitir aos consumidores digitalizar e ler os códigos de barras dos produtos que têm nas mãos. Ao digitalizar esses códigos com seus telefones, os consumidores podem acessar informações adicionais sobre o produto.
Por exemplo, o aplicativo Yuka avalia a qualidade dos alimentos e cosméticos em 100 para fornecer informações sobre saúde. O consumidor simplesmente baixa o aplicativo em seu telefone e faz a varredura. Graças a isso, podem, por exemplo, conhecer as qualidades nutricionais do produto: sal, teor de açúcar, etc.
Por último, este código, que antes era utilizado principalmente por empresas que procuravam otimizar a sua produtividade e gestão de stocks, agora é também utilizado pelos consumidores, que podem verificar a qualquer momento a composição dos produtos que compram/podem comprar.
Onde colocar um código de barras?
Para saber como imprimir esses códigos, você precisa visualizar seu produto. Quer colocar seu código diretamente no produto, como em garrafas ou potes? Ou você quer colocar seu código de barras em uma etiqueta, como em produtos têxteis?
A etiqueta é um formato clássico, que envolve a impressão do seu código em formato retangular. Porém, dependendo do formato e do material do produto, você pode ser inovador e original com códigos de barras escalonados.
O uso de códigos de barras no comércio eletrônico
Após um longo período de não obrigatoriedade para os revendedores eletrónicos, a declaração de um código GTIN torna-se essencial para a venda online, independentemente do canal escolhido.
Veja dicas de como gerenciar corretamente o seu e-commerce e aumentar as vendas online!
No setor de E-commerce, principalmente em marketplaces, é obrigatório ter produtos com código GTIN. Isso permite que você ganhe visibilidade sobre eles.
Segundo a organização GS1, 0,35% dos códigos GTIN estão incorretos. Embora alguns distribuidores de eletrónicos negligenciem estes códigos, eles têm um impacto nos seus negócios. Na verdade, Google, Mercado Livre, Amazon e quase todos os demais marketplaces exigem a presença destes códigos de barras no catálogo. Se tal não for o caso, a referência dos produtos em causa fica degradada. Por outro lado, quanto mais informações você fornecer, melhor será referenciado, influenciando assim o seu potencial de vendas.
Esta informação é particularmente relevante quando sabemos que 90% do tráfego de pesquisa vem do Google e que 28% dos utilizadores da Internet procuram diretamente os produtos desejados no marketplace da Amazon. De acordo com o Google, listagens de produtos com código GTIN têm uma taxa de cliques 40% maior, gerando 20% mais vendas.
Além disso, se você inserir o código GTIN de um produto em um marketplace, ele fornecerá informações sobre o produto. Isso permite ampliar o anúncio com novas informações e fotos, por exemplo, economizando tempo e credibilidade.
Graças ao seu catálogo de produtos de qualidade e às avaliações dos clientes, os mercados podem recomendar seus produtos nos módulos de vendas adicionais.
Os códigos de barras permitem-lhe então gerir as diferentes informações dos seus produtos, dos seus stocks e ganhar visibilidade nos seus canais de distribuição.