O Google oferece três dicas para verificar problemas técnicos de SEO

O Google oferece três dicas para verificar problemas técnicos de SEO

O Google publicou um vídeo oferecendo três dicas de uso do Search Console para identificar problemas técnicos que podem estar causando problemas de indexação ou classificação.

Três dicas para solucionar problemas técnicos

As três dicas do Google para solucionar problemas técnicos são:

  1. Verifique se a página está indexada ou indexável
  2. Verifique se a página está duplicada ou se outra página é canônica
  3. Revise o HTML renderizado para problemas relacionados ao código

1. O URL é indexável?

Um problema comum que é fácil de ignorar, mas importante de verificar, é se o URL pode ser indexado.

A ferramenta de inspeção de URL do console de pesquisa do Google é ótima para solucionar problemas se o Google indexou uma página ou não. A ferramenta informará se uma página está indexada e se é indexável. Se não for indexável, oferecerá uma sugestão de por que o Google pode estar tendo problemas para indexá-lo.

Outro dado que o URL oferece é a data do último rastreamento, que dá uma ideia de quanto interesse o Google tem na página.

Dito isto, se a página não tende a mudar com frequência, o Googlebot pode decidir rastreá-la menos. Isso não é grande coisa. Faz sentido em termos de conservação de recursos no Google e no servidor web de destino.

Por último, a ferramenta de inspeção de URL pode ser usada para solicitar um rastreamento.

2. Verifique se foi ignorado porque está duplicado e outra página está sendo indexada

Em seguida, o Google recomenda verificar se uma página é duplicada ou se outra página é canônica.

O vídeo sugere que geralmente não há problema se outra página for selecionada como canônica.

Explica:

“A próxima coisa a verificar após o rastreamento é se ele foi ignorado como duplicado e se o URL canônico está em outro na maioria das vezes, tudo bem.

Mesmo que este não seja o URL canônico que você esperava, o conteúdo é indexado e poderá aparecer nos resultados da pesquisa, então isso geralmente é bom.

Dica bônus: o Google alertou contra o uso do operador cache ou site:search para qualquer tipo de finalidade de diagnóstico. Por exemplo, uma página pode ser indexada, mas não aparecer em um site:search.

O operador de pesquisa de sites, assim como todos os outros operadores de sites, está completamente desconectado do índice de pesquisa. Sempre foi assim, mesmo quando existia um operador de busca de sites para mostrar backlinks.

O Google aconselha:

“Não use cache ou operadores e recursos de pesquisa de site porque eles não se destinam a fins de depuração e podem fornecer resultados enganosos ao tentar usá-los na depuração.”

3. Verifique o HTML renderizado em busca de anomalias

A última dica é muito boa. O Google informa que verificar o HTML por meio do código-fonte não é o mesmo que verificar o HTML renderizado.

Renderizado significa o HTML gerado para o navegador ou Googlebot gerar a página da web.

Se você está tentando descobrir se há algo acontecendo com o HTML, é útil verificar o HTML renderizado porque isso mostrará o que o navegador e o Googlebot estão realmente vendo no nível do código.

A diferença entre o código-fonte HTML e o HTML renderizado é que a variante renderizada mostra a aparência do HTML depois que todo o JavaScript foi executado.

Portanto, se houver um problema relacionado ao JavaScript ou qualquer outra coisa, é mais provável que você detecte isso revisando o HTML renderizado.

O Google aconselha:

“… verifique o HTML renderizado e a resposta HTTP para ver se há algo que você não espera.

Por exemplo, uma mensagem de erro perdida ou conteúdo ausente devido a alguns problemas técnicos no seu servidor ou no código do seu aplicativo.”

Consulte HTML renderizado com Search Console

O Suporte do Google tem um passo a passo para visualizar o HTML renderizado no console de pesquisa:

“Inspecione o URL inserindo-o diretamente na ferramenta de inspeção de URL ou clicando em um link de inspeção próximo a um URL mostrado na maioria dos relatórios do Search Console.

Clique em Testar URL ativo > Ver página testada.

A guia HTML mostra o HTML renderizado para a página.”

Consulte HTML renderizado com Chrome DevTools

Chrome DevTools (em seu navegador Chrome) também pode ser usado para ver o HTML renderizado.

  1. Abra as Ferramentas de Desenvolvimento do Chrome por meio do menu suspenso de reticências verticais (três pontos) e, em seguida:
  2. Mais ferramentas > Ferramentas para desenvolvedores
  3. Então, para MacOS, pressione Command+Shift+P e para Windows/Linux/ChromeOS pressione Control+Shift+P para acessar o Menu de Comando.
  4. Tipo: Renderização, selecione a opção de menu “Mostrar Renderização”

Depois disso, o Chrome DevTools mostra o HTML renderizado na janela inferior, que pode ser capturado com o cursor do mouse e ampliado, como na imagem abaixo.

Três dicas para depurar problemas técnicos

Existem muitos problemas técnicos que podem atrapalhar a indexação e as classificações e ainda mais maneiras de identificar e corrigir esses problemas.

Felizmente, o Google facilita a depuração de problemas técnicos com as ferramentas fornecidas pelo Search Console e pelo Chrome DevTools.

Assista ao vídeo da Central da Pesquisa Google:

3 dicas para depurar problemas técnicos na Pesquisa Google

Extraído de https://www.searchenginejournal.com/google-offers-3-tips-for-checking-technical-seo-issues/503377/

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