O Google atualizou a documentação pra desenvolvedores sobre a pesquisa de favicon, para remover a seção do User Agent do Google Favicon e para esclarecer que, se quiser que o Google mostre seu favicon, você deve permitir que o Googlebot-Image e o Googlebot rastreiem suas páginas.
Aqui está o que mudou na documentação do favicon – você também pode comparar as mudanças com uma cópia mais antiga da documentação.
(1) O Google removeu a seção do agente de usuário do Google Favicon que diz:
Google Favicon é o agente do usuário para baixar favicons definidos por sites. É um rastreador de baixo volume: ele pode visitar a página inicial do seu site ocasionalmente com base em sinais coletados durante a indexação ou acionados por uma solicitação do usuário. Para solicitar que o agente usuário do Google Favicon rastreie sua página, você pode solicitar a indexação da página inicial do seu site. As atualizações podem levar alguns dias ou mais para aparecer nos resultados da pesquisa.
Aqui está uma captura de tela:
O Google disse que ele “removeu informações sobre a string do agente do usuário HTTP do Google Favicon em toda a nossa documentação, pois ela não é mais usada. A remoção da string do agente do usuário HTTP não significa alterações para os proprietários do site. O Google Favicon dependia do Googlebot-Image e Tokens de agente de usuário robots.txt do Googlebot, que permanecem compatíveis.”
(2) O Googlebot-Image e o Googlebot devem ter permissão para rastrear para que o Google mostre seu favicon na pesquisa. O Google disse que “esclareceu na documentação do favicon que tanto o arquivo favicon quanto a página inicial do site devem ser permitidos para rastreamento pelo Googlebot-Image e Googlebot, respectivamente”.
O documento agora diz: “O arquivo favicon deve ser rastreável pelo Googlebot-Image e a página inicial pelo Googlebot; eles não podem ser bloqueados para rastreamento”.
Anteriormente, dizia: “Tanto o arquivo favicon quanto a página inicial devem ser rastreáveis pelo Google (ou seja, não podem ser bloqueados para o Google).”
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ToggleNovas Diretrizes de Favicon
Siga estas diretrizes para se qualificar para exibição de um favicon nos resultados da Pesquisa Google.
- A Pesquisa Google só é compatível com um favicon por site, em que o site é definido pelo nome do host. Por exemplo,
https://www.example.com/
ehttps://code.example.com/
são dois nomes de host diferentes e, portanto, cada um pode ter um favicon. Entretanto,https://www.example.com/sub-site
é um subdiretório de um site. Assim, só é possível definir um favicon parahttps://www.example.com/
, que se aplica ao site e aos subdiretórios.
Compatível:https://example.com
(é uma página inicial no nível do domínio)
Compatível:https://news.example.com
(é uma página inicial no nível do subdomínio)
Não compatível:https://example.com/news
(é uma página inicial no nível do subdiretório) - O arquivo favicon e a página inicial precisam ser rastreáveis pelo Google (ou seja, não podem estar bloqueados para o Google).
- Para ajudar as pessoas a identificar rapidamente seu site nos resultados da pesquisa, confira se o favicon representa visualmente a marca do site.
- O tamanho do seu favicon precisa ser múltiplo de 48 pixels quadrados, por exemplo: 48 x 48 pixels, 96 x 96 pixels, 144 x 144 pixels etc. Os arquivos SVG não têm um tamanho específico. Qualquer formato de favicon válido é compatível.
- O URL do favicon precisa ser estável. Por isso, não o mude com frequência.
- O Google não mostrará favicons considerados inadequados, incluindo pornografia ou símbolos de ódio (por exemplo, suásticas). Se esse tipo de imagem for descoberto em um favicon, o Google o substituirá por um ícone padrão.