Compreendendo o impacto da sazonalidade no e-commerce

sazonalidade no e-commerce

A Sazonalidade no e-commerce desempenha um papel essencial. Administrar um e-commerce não é tão fácil quanto parece. Acredite ou não, as conversões e leads podem flutuar quando há uma mudança de estação. E o pior é que não se limita apenas ao clima.

Como proprietário(a) de um e-commerce, você pode ter dificuldade em identificar o que é popular no mercado atualmente, mas felizmente, graças ao Google, temos algumas ferramentas para ajudar nessa missão.

No post de hoje, explicaremos alguns elementos importantes que influenciam a sazonalidade das lojas virtuais. Para começar, melhorar o SEO pode ajudá-lo a aumentar suas conversões e gerar mais vendas. Da mesma forma, colocar ofertas de datas comemorativas pode atrair mais tráfego para seu site. Sem mais delongas, vamos entrar na onda da Sazonalidade no E-commerce e potencializar sua loja de acordo com o tendências do mercado.

O que é sazonalidade em marketing?

A sazonalidade no comércio eletrônico é um conceito simples em marketing. É conhecida como as flutuações encontradas no comportamento de compra dos clientes. À medida que a flutuação acontece, as empresas por vezes enfrentam baixas vendas e por vezes lutam para manter a oferta devido à elevada procura no mercado. Quer saber como a sazonalidade no e-commerce afeta a demanda?

Aqui está um exemplo rápido: no inverno, as lojas que vendem casacos e botas terão alta demanda por esses produtos, enquanto no verão poderão ter dificuldade para receber uma quantidade razoável de pedidos. No entanto, a sazonalidade no e-commerce não se limita a climas como invernos e verões. Inclui também férias e feriados especiais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Dicas de sazonalidade de e-commerce que você deve conhecer

Redesenhe de acordo com as estações

Os webdesigners desempenham um papel importante quando se trata de administrar um e-commerce. UX, interface e outros recursos de design desempenham um papel essencial na criação de uma primeira impressão no seu público. Os designs interativos podem influenciar as decisões de compra das pessoas. Essa tática pode funcionar bem para você durante as festas de fim de ano.

Suponhamos que o Dia dos Namorados esteja chegando, adicionar um cupido ao seu logotipo ou colocar confetes no site não só deixará seu site mais convidativo, mas também incentivará o público a permanecer por um período mais longo. Essas mudanças podem desempenhar um papel vital e deixar uma impressão duradoura na mente do cliente.

Além dos sites, você também pode aprimorar a aparência de seus e-mails e páginas de mídia social. Lembre-se, para causar uma boa impressão, você precisa ter uma boa aparência. E neste caso, o seu site precisa ter uma boa aparência.

Dicas de SEO para sazonalidade no e-commerce

Saber o que as pessoas procuram nos motores de busca não é importante apenas durante certas épocas do ano, mas durante todo o ano. No entanto, para descobrir qual página de produto tem probabilidade de obter mais tráfego, é mais sensato conhecer as palavras-chave em alta. Mesmo que o SEO possa levar algum tempo para mostrar resultados, se planejado corretamente, você pode obter facilmente os resultados desejáveis.

Por exemplo, se você descobrir que as pessoas estão pesquisando “as melhores ideias de presentes para o Dia das Mães” ou “um restaurante com opções veganas”, você poderá adicionar palavras-chave relacionadas ao conteúdo do seu site. Dessa forma, seus sites terão melhor classificação e seus produtos serão notados facilmente.

Além disso, você pode contar com ferramentas como o Google Trends para descobrir qual categoria está recebendo mais visualizações ou conversões do seu público-alvo. Por exemplo, por meio do Google Trends, você pode descobrir se os pulôveres terão mais procura, em comparação com as gola alta. Mantendo a pesquisa em mente, você pode oferecer descontos especiais nos tipos populares.

A segmentação geológica é obrigatória na sazonalidade do e-commerce

A segmentação geológica é algo que não deve ser ignorado no e-commerce. É claro que segmentar vários locais pode ajudar seu negócio a crescer. Mas você sabia que é importante segmentar locais também dentro do seu país? Uma das principais razões pelas quais você deve fazer isso é que, dentro do país, as cidades também experimentam climas e feriados diferentes.

Por exemplo, Curitiba é mais frio do que a cidade de Juazeiro do Norte no inverno. Apesar de ambas as cidades fazerem parte do Brasil, elas têm climas diferentes. Da mesma forma, alguns estados também podem ter feriados diferentes. Para aumentar as vendas, você deve manter o foco em vários locais para aprimorar suas estratégias de sazonalidade em marketing.

Adicionar tags UTM sazonais

Isso é meio técnico, mas irá aprimorar totalmente o seu jogo de e-commerce. Adicione tags UTM com base nas tendências sazonais. Uma tag UTM, também conhecida como Módulo de rastreamento do Urchin, é um texto adicionado a um URL comum para fornecer informações ao Google Analytics sobre determinados links. Embora sejam usados ​​para rastrear campanhas de marketing digital, isso tem um impacto no seu SEO.

Tendo em mente os próximos feriados, como Dia dos Namorados ou Dia de Ação de Graças, você pode enviar e-mails para o seu público-alvo, com tags UTM inseridas incentivando-os a realizar a ação desejada.

Outras dicas para sazonalidade nas lojas virtuais

As estratégias citadas acima são uma forma eficaz de atingir os objetivos desejáveis, durante as diversas temporadas, também dão a você a chance de conhecer o seu público. Vários países têm diferentes tipos de clima e feriados, o que faz com que os clientes reajam de maneiras diferentes. Nem é preciso dizer que esse é um dos maiores desafios para os proprietários de lojas de e-commerce atualmente.

Para eliminar essas dificuldades, é altamente recomendável fazer uma pesquisa completa sobre seu mercado e seus clientes. Esforce-se para descobrir o que seu público deseja e quem ele é. Essa tática pode aumentar drasticamente suas conversões porque diferentes épocas e feriados oferecem a você uma chance maior de venda.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

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