Calendário comercial de 2024: Datas Importantes para o E-commerce no Brasil

Calendário Comercial 2024 para E-commerce

Os desafios das sazonalidades afetam todos os negócios, tanto físicos quanto online. No entanto, as datas comemorativas apresentam uma ótima oportunidade para os varejistas manterem vendas elevadas durante todo o ano. Black Friday, Dia das Mães, Páscoa, Natal, entre outras, são oportunidades para implementar campanhas e promoções no e-commerce.

Portanto, se você ainda não verificou o calendário comercial de 2024, é hora de planejar as datas mais importantes para o seu negócio. Para auxiliar, elaboramos um calendário completo, destacando as principais oportunidades que seu e-commerce pode aproveitar este ano. Continue lendo para descobrir!

Principais datas comemorativas para o e-commerce

  • 15 de março – Dia do Consumidor
  • 31 de março – Páscoa
  • 12 de maio – Dia das Mães
  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 11 de agosto – Dia dos Pais
  • 15 de setembro – Dia do Cliente
  • 12 de outubro – Dia das Crianças
  • 29 de novembro – Black Friday
  • 02 de dezembro – Cyber Monday
  • 25 de dezembro – Natal

Porém, além disso, é essencial estar ciente das datas completas, especialmente as que são pertinentes a certos setores de mercado.
A seguir, apresentamos nosso calendário comercial para o ano de 2024, juntamente com algumas sugestões para maximizar o proveito de cada data!

Janeiro

  • 08 de Janeiro – Dia do Fotografo: Lojas de Eletrônicos, Áudio e vídeo e lojas especializadas em fotografia podem oferecer descontos e brindes para aumentar as vendas e as interações nas redes sociais.
  • 21 de Janeiro – Dia Internacional do Moletom: E-commerces de roupas podem oferecer descontos ou campanhas de “Compre 1 e leve 2”, por exemplo, para dar saída aos itens de inverno “parados” no estoque.
  • 24 de Janeiro – Dia Internacional da Educação: Papelarias online e livrarias podem oferecer descontos para aumentar ainda mais o faturamento do período de “Volta às Aulas”.

Fevereiro

  • 14 de Fevereiro – Dia da Amizade: Lojas virtuais podem movimentar as redes sociais e o próprio site com conteúdo de oportunidade de compra dupla, por exemplo. Compre 1 e leve mais 1 para presentear seu amigo ou sua amiga.
  • 19 de Fevereiro – Dia do Esportista: Lojas de Artigos Esportivos podem oferecer descontos e brindes para aumentar as vendas e as interações nas redes sociais. Podem também realizar campanhas com influencers esportivos.

Março

  • 08 de Março – Dia Internacional da Mulher: E-commerces que possuam categorias de produtos destinadas ao público feminino podem oferecer brindes e descontos.
  • 14 de Março – Dia dos Animais: Petshops podem utilizar essa data para aumentar o ticket médio dos pedidos com campanhas de frete grátis ou descontos nos produtos.

Abril

  • 08 de Abril – Dia do Correio: Uma data perfeita para uma campanha de frete grátis ou desconto no preço do frete.
  • 26 de Abril – Dia do Goleiro: Lojas de Artigos Esportivos podem oferecer descontos nos produtos de Futebol, em especial para quem pratica o esporte na posição de goleiro.

Maio

  • 13 de Maio – Dia do Automóvel: Lojistas do ramo automobilístico podem oferecer condições especiais de preço, frete e forma de pagamento para aumentar o faturamento.
  • 24 de Maio – Dia do Vestibulando: Papelarias online e livrarias podem oferecer descontos ou frete grátis para a compra dos materiais escolares utilizados pelos vestibulandos para terem tudo o que precisam para os vestibulares iniciados no segundo semestre do ano.

Junho

Junho possui muitas datas relacionadas à prática de esporte e eventos esportivos. Um excelente mês para e-commerces da categoria de esportes lucrarem muito. Além das vendas, é possível aumentar o engajamento nas redes sociais com postagens sobre os esportes e sobre as olimpíadas.

Pensando nas Olimpíadas de 2024, que se iniciam no final do mês de julho, o mês de junho se mostra ainda mais impactante para o setor varejista de esportes.

  • 03 de Junho – Dia Mundial da Bicicleta
  • 09 de Junho – Dia do Tenista
  • 13 de Junho – Dia Mundial do Softball
  • 20 de Junho – Dia Internacional do Surf
  • 21 de Junho – Dia Universal Olímpico e Dia Internacional do Yoga

Julho

  • 19 de Julho – Dia Nacional do Futebol
  • 20 de Julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade: Uma nova oportunidade de aumentar o faturamento com a ideia de “Compre 1 e leve 2”. Ou compre 1 e ganhe desconto na segunda peça/unidade.
  • 27 de Julho – Dia do Motociclista: Lojas online do setor automobilístico tem mais uma excelente data para aumentar as vendas, dessa vez, focando nos motociclistas.

Agosto

  • 24 de Agosto – Dia da Infância: Lojas Virtuais de categorias infantis podem faturar alto nessa data.

Setembro

  • 07 de Setembro – Independência do Brasil: Cupons de Desconto, Frete Grátis e condições especiais para todo o território nacional pode ser uma boa campanha publicitária

Outubro

  • 04 de Outubro – Dia Mundial dos Animais: Data especial para petshops.

Novembro

  • 12 de Novembro – Dia do Supermercado: Mercados online podem oferecer descontos, brindes e opções de “Compre 1 e leve 2” durante esse dia.
  • 19 de Novembro – Dia Internacional do Homem: E-commerces que comercializam itens destinados aos homens podem oferecer descontos, brindes e opções de “Compre 1 e leve 2” durante esse dia.

Dezembro

  • 21 de Desembro – Início do Verão
  • 31 de Dezembro – Reveillon

Comece agora mesmo!

O ano acabou de começar e há dezenas de datas importantes e comemorativas para o seu segmento ou para o seu cliente. Mobilize sua equipe, planeje com antecedência e deixe a criatividade fluir.

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