Google conclui implementação da atualização de spam de outubro de 2023

Google conclui implementação da atualização de spam de outubro de 2023

O Google tem confirmado que o lançamento da atualização de spam de outubro de 2023 terminou em 20 de outubro.

A atualização de combate ao spam foi anunciada pela primeira vez em 4 de outubro.

Em seu anúncio, o Google afirma que a última atualização de spam foi iniciada com base no feedback dos usuários. Muitas pessoas relataram aumento nos resultados de spam ao pesquisar em seus idiomas nativos.

Com esta atualização em seus recursos de detecção de spam, o Google espera melhorar os resultados de pesquisa para usuários em todo o mundo.

Como o Google combate o spam

O Google utiliza sistemas automatizados e revisores humanos para identificar e rebaixar páginas e sites com spam.

Um desses sistemas é o SpamBrain, que aproveita a IA e o aprendizado de máquina para ficar por dentro das táticas emergentes de spam. O Google lança atualizações periódicas como essa para acompanhar a evolução das tendências de spam.

Porque usar o ChatGPT no seu e-commerce?

O que o Google considera spam ou enganoso

O Google descreve práticas proibidas em suas políticas de spam documentação. As práticas que o Google considera spam incluem:

  • Textos ou links ocultos para os usuários, mas visíveis para os mecanismos de pesquisa.
  • Conteúdo gerado automaticamente e com pouco valor agregado.
  • Envio de pequenos artigos em grande escala.
  • Páginas sobrecarregadas com anúncios que distraem.
  • Conteúdo curto de afiliados focado exclusivamente na monetização.
  • Táticas comerciais agressivas ou enganosas, como alegações falsas.

O Google recomenda que os sites se concentrem em fornecer uma experiência de usuário transparente e honesta. Aqueles que o fizerem devem se sair bem após as atualizações de spam.

Impacto em sites

A última atualização de spam do Google é um lembrete para se manter atualizado sobre as práticas recomendadas. Os sites impactados negativamente devem revisar seu conteúdo e estratégias de SEO.

Verifique se há conteúdo curto de afiliado, textos oculto, plágio e anúncios excessivos. Quaisquer táticas consideradas excessivamente promocionais ou enganosas devem ser corrigidas.

Por último, mantenha-se atualizado com as diretrizes do Google e realize auditorias regulares no site.

Conselhos para editores

Como sempre, os sites devem se concentrar na publicação de conteúdo de alta qualidade para evitar serem afetados pelas atualizações de spam do Google.

Conteúdo prático, envolvente e original tem muito menos probabilidade de ser afetado por mudanças algorítmicas. Conteúdo limitado ou duplicado representa um risco muito maior.

O monitoramento regular de backlinks e a realização de auditorias de sites podem ajudar a identificar possíveis sinais de alerta. Tome ações corretivas imediatamente.

Priorizar a experiência do usuário em vez de atalhos ou truques é o melhor caminho para permanecer nas boas graças do Google. Focar no valor e na transparência servirá bem aos sites.


Imagem em destaque: Universo N/Shutterstock

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog, e tenha acesso a promoções e cupons de desconto.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima